Segundo Ano

Original:  Waldorf School Second Grade Curriculum – de Christine Mann

tradução: Beth Ossege

O texto abaixo é uma amostra do currículo do Segundo Ano em escolas Waldorf no mundo. Não expressa exatamente o que se faz na Escola Moara.

O Currículo do Segundo Ano da Escola Waldorf

Santos e Animais, Tabuadas, Leitura, Artes e Trabalhos Manuais
26 de fevereiro de 2009  -  Christine Mann
O currículo do segundo ano Waldorf objetiva engajar a imaginação da criança enquanto ensina leitura, escrita, matemática básica (especialmente multiplicação), música e artes.
As crianças entram geralmente no segundo ano numa escola Waldorf pela idade dos oito anos. Nessa época da vida, as crianças começam a se tornar conscientes dos opostos dentro da natureza humana. Os seres humanos podem ser tanto generosos quanto egoístas, bravos e covardes, barulhentos e quietos, travessos e bons.
Santos e Animais mostram às crianças a natureza dual dos seres humanos

O currículo do segundo ano Waldorf responde às tensões no comportamento humano com um ano de fábulas, histórias da natureza e histórias populares sobre dois temas opostos:
  • Santos e pessoas sagradas cuja força, coragem e compaixão representam o melhor da natureza humana.
  • Animais cujas travessuras dão lições joviais sobre o que acontece quando as pessoas se deixam levar pela preguiça, avareza, gula, avidez e outros
Auxiliar as crianças a começar a aprender que podem escolher seguir seus impulsos mais altos é o tema espiritual que permeia o segundo ano.

Matemática: aritmética básica, especialmente tabelas de multiplicação

As crianças iniciam o ano revisando as qualidades dos números e as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Elas começam a explorar os conceitos de valor de lugar e a aprender a pegar emprestado. Como no primeiro ano, realizam jogos matemáticos no ritmo da aula principal, aprendendo as tabelas de multiplicação com atividades com saquinhos de feijões, palmas, batendo pés e mãos, contando em ritmo de um, dois, três tempos, recitando a tabuada de trás para frente, entre outros. As crianças fazem cálculos mentais e resolvem probleminhas. Ao final do ano, geralmente terão memorizado as tabuadas até o 12 vezes 12.

Língua Materna: ler e escrever

Depois de ter aprendido as letras e algumas palavras no primeiro ano, as crianças realmente começam a ler no segundo ano. O currículo de leitura tem seu foco forte na criação de imagens mentais para as crianças ao introduzir primeiramente a palavra falada, depois a escrita, com a leitura como o último passo.
A sequência típica de aprendizado se inicia com a professora contando fábulas como “Andrócles e o Leão”, das fábulas de Esopo, ou a história de São Francisco de Assis domando um lobo. No dia seguinte, as crianças dramatizam ou recontam a história. Então a classe trabalha como um grupo para formar frases sobre a história, frases que a professora escreve na lousa. As crianças copiam as frases da lousa em seus cadernos de época. Por fim, as crianças leem alto as frases que escreveram.
Também memorizam poesias, escrevem-nas em seus cadernos de época e leem alto os poemas. Ao redor  do final do segundo ano, a classe pode se separar em grupos para praticar leitura em livros apropriados para a idade. Aqueles que ainda não estão lendo bem não são pressionados a lerem mais rápido. Várias crianças só se sentem à vontade para ler no terceiro ano, quando a prática da leitura é intensificada.
A classe também trabalha com a escrita. As crianças podem aprender a letra de imprensa minúscula, caso ainda não o tenham feito no primeiro ano, e podem começar a pontuar as frases. Frequentemente começam a aprender a letra cursiva.

Línguas Estrangeiras: pronúncia e jogos

Alunos Waldorf continuam com as duas línguas estrangeiras que começaram a estudar no primeiro ano. O foco ainda é o aprendizado dos sons e a pronúncia apropriada da língua por meio de canções, histórias, jogos e teatro.

Música: flauta pentatônica e lira

As crianças continuam aulas regulares com flauta pentatônica, a qual começaram a aprender no primeiro ano. Muitas classes também tocam a lira. As aulas de música acontecem várias vezes por semana. O canto permanece como uma parte importante do currículo. Os segundanistas cantam normalmente durante o ritmo da aula principal e como parte do teatro da classe.

Arte e Trabalhos Manuais: desenho, pintura em aquarela, tricô, crochê

A arte é uma parte integral de toda matéria do currículo acadêmico Waldorf. Os alunos do segundo ano desenham com giz de cera,  têm aulas regulares de pintura com o método Waldorf de aquarela molhada, onde focam no efeito recíproco das cores primárias. Modelam pequenas esculturas com cera de abelha durante a hora da história e podem fazer projetos de arte sasonais como a confecção de lanternas de papel ou transparências com papel de seda.
Nos trabalhos manuais, as crianças continuam o tricô e também aprendem a crochetar.

Educação Física: ritmo, recreio, jogos

Como no primeiro ano, as crianças começam cada dia com uma roda rítmica de 30 a 45 minutos que envolve o movimento do grupo enquanto cantam e recitam poemas, versos e jogos matemáticos. Alguns exercícios de ritmo objetivam a integração da habilidade das crianças de mover-se facilmente através das várias linhas medianas do corpo: esquerda/direita, frente/trás, em cima/abaixo.
Geralmente têm recreio duas vezes por dia para brincar livremente fora da sala de aula. Também fazem caminhadas constantes a fim de observar  os ciclos sasonais do ano. Por fim, os segundanistas praticam euritmia, uma arte do movimento desenvolvida por Rudolf Steiner, a qual usa gestos e movimentos corporais para expressar os sons da língua falada.
As crianças começam a brincar com jogos de times nas aulas de jogos. O foco está em aprender-se a cooperar, a ser um bom desportista e a desfrutar do ato de movimentar-se. Esportes competitivos não são realizados nesta idade nas escolas Waldorf e são geralmente desencorajados fora da escola até que a criança fique mais velha.

Desenho de Formas: maior complexidade

O desenho de formas é uma técnica Waldorf de desenho de formas geométricas para ajudar a desenvolver concentração e outras qualidades úteis para as crianças pequenas. As aulas de desenho de formas no segundo ano são mais complexas do que as linhas e curvas simples desenhadas no primeiro ano. Podem ser incluidas formas correntes e repetitivas que mudam de uma forma para outra. Essas formas têm o propósito de ajudar as crianças com os movimentos fluidos da escrita cursiva.

Teatro: peça baseada no currículo de santos/fábulas

Cada classe Waldorf apresenta uma peça a cada ano. No segundo ano a peça é geralmente baseada na história de um santo ou numa fábula.
Atravessando todas as matérias, o currículo do segundo ano tem o objetivo de construir gradualmente as habilidades acadêmicas da criança enquanto engaja o intelecto da criança pequena, sua imaginação e seu corpo na alegria de aprender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s