PARA MIM O 6º ANO JÁ ESTÁ ACONTECENDO

O encontro com Celina Targa, na noite de segunda-feira, dia 08 de novembro, me nutriu com forças para continuar acreditando e amadurecendo o nascimento do 6º ano dentro da nossa comunidade.

Celina nos convidou a uma mesa redonda, um “bate-papo” profundo e reflexivo, permeado por sua experiência como professora Waldorf. Assim, numa conversa franca sobre dúvidas, sentimentos, desejos e vontades, os pais e professores presentes se colocaram e Celina nos conduziu a essa viagem ao 6° ano.

Para mim ficou que o 6° ano é um momento de grandes rupturas para as crianças, é o momento de se atravessar um novo rubicão (aos 12 anos), o qual prepara a criança para a puberdade. Nesse momento da vida, o Ser da criança se afasta do mundo, rompe, sendo necessário nutrir as crianças de trabalhos e atividades que alimentem a alma. História, Geografia, estudo das Ciências, Ótica, Acústica e Jardinagem fazem parte desse currículo.

Essa fase do desenvolvimento também é caracterizada por um forte processo metabólico e por muitos questionamentos e julgamentos. Então, é preciso levar disciplina para dentro do corpo físico por meio dos esportes ou das atividades de movimento. É preciso preparar o corpo para o amadurecimento corpóreo (13 anos) e o nascimento do corpo das emoções (14 anos).

O ensino se dá pela vivência, pela observação do fenômeno.

Mas, além de vivenciar, a criança precisa de sono, do descanso entre as épocas, para assimilar profundamente o conteúdo recebido em aula.

Para cumprir bem essa tarefa, os educadores precisam de Boa vontade e muito trabalho.

A auto-educação é o desafio do professor. Nesse momento, o mais importante  para o professor de classe é o esforço verdadeiro que faz para dar aula. Essa vivência – esse esforço – é o que fica para a formação do jovem.

Celina nos mostrou que ampliar a Escola demanda COMPROMISSO, tanto dos pais como do corpo pedagógico. Aos pais cabe, além de prover e atuar, acolher e confiar nos professores e na escola. Aos professores cabe um compromisso sagrado com o Ser da escola, o que demanda mais trabalho e empenho.

Ampliar a atuação da Escola é um compromisso da comunidade inteira. Ampliar a escola é ampliar nossa confiança, nosso trabalho, nosso comprometimento e nossa responsabilidade. Precisamos cuidar da saúde da escola na integração harmoniosa dos diferentes setênios dentro da mesma escola. Nesse sentido, temos um compromisso de ordem social e espiritual.

É preciso uma preparação para receber, de modo saudável e responsável, alunos “adolescentes” imersos numa cultura de uniformização, mas com a missão de se diferenciarem, de se tornarem únicos e capazes de gerir a própria vida.

Vale ressaltar que a Escola Moara também está mudando seu corpo físico ao mudar de local. Precisamos de coragem e responsabilidade para amadurecer e crescer. E, se desejamos ensinar isso aos jovens, precisamos vivenciar isso na nossa atuação nesse corpo social que é a escola.

Agradeço de coração à Celina pelas belas e angelicais palavras.

Agradeço pela força do 5° ano que nos faz, em cada sorriso e em cada desafio, permanecer crescendo e buscando novos caminhos e olhares.

Agradeço aos professores e à comunidade que com muito empenho tem buscado se aprimorar na arte de educar.

Para mim, o 6° ano já está acontecendo e nos convida a crescer junto.

Fabiana Mattoso

(Luana Clara – 5° ano; Ana Mel – Jardim A)

(Veja mais notícias no Informativo nº 32)

Anúncios

Sobre Escola Waldorf Moara

Sobre a Escola Moara em Brasília: uma comunidade de pais, mães, professores, familiares e amigos que compartilham os mais diversos interesses. Aqui você encontra notícias sobre a Escola Moara, receitas, fotos das festas da escola, palavras de criança (pérolas de sabedoria!!!), datas de aniversários, artigos, textos sobre a Pedagogia, links de interesse e muito mais! Abra nossas páginas e venha nos conhecer.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s