Pedagogia Waldorf

Contribua e envie um texto para colocarmos aqui!

Arte

Curso de Formação em Pedagogia Waldorf

Euritmia

Perguntas frequentes sobre a Pedagogia Waldorf.

Estudo de Geometria

Anúncios

7 respostas para Pedagogia Waldorf

  1. Maísa Nassar disse:

    Gostaria de saber mais sobre a escola e alunos com habilidades especiais, superdotados.
    Obrigada.
    Maísa Nassar

  2. Rosana disse:

    Procurei toda minha carreira ser uma professora especial, que fizesse a criança querer todo dia ir à escola, para maravilhar com algo , descobrir,´ou ficar curioso com outros tantos…Espero ter conseguido algumas coisas algumas vezes…

  3. CARMELITA disse:

    eSTAVA PRECISANDO ENCONTRAR ISTO PARA LER E REFLETIR OBRIGADA

  4. marisa galdino de paula disse:

    gostaria que voces construisem esta escola aqui em são paulo

  5. Prezados amigos
    Acabei de assistir um programa na TV senado sobre vossa escola. Fiquei encantado. Parabéns e vou procurar conhecer mais esse trabalho. Achei fantástico. Abaixo está um artigo que escrevi para os professores. Espero que gostem. Um grande abraço. Adroaldo

    TODO PROFESSOR É UM VENDEDOR

    Por que dar aulas? Para alguns professores dar aulas é um bico e um adendo na renda mensal já que a primeira opção não deu muito certo. Mas para outros dar aulas é uma renda, mas também prazer e alegria. Sim. Prazer e alegria que vem do espírito de servir, da vontade de ajudar e fazer o bem para o outro. Penso que todo professor deveria olhar para os seus alunos e pensar como posso ajudar esses alunos? O que quero que aconteça com eles? No que o meu trabalho irá ajudá-los? Dar aulas é muito mais que dar matérias. É desenvolver e ajudar no crescimento integral das pessoas. Os alunos devem terminar o ano melhores pelo menos em alguma coisa do que quando começaram.
    Para isso todo professor é um vendedor e no primeiro dia de aula deveria vender os seguintes produtos:
    Primeiro vender a si mesmo. Vender o melhor de si mesmo. Vender o seu entusiasmo pela educação. Vender a sua paixão pelo seu trabalho. Vender o seu prazer em dar aulas e poder passar o ano com seus alunos.
    Infelizmente muitos professores vendem o pior de si no primeiro dia de aula. Regras e mais regras. Começam dizendo que são duros e exigentes. Que não gostam disso ou daquilo como se isso fosse motivar o aluno para estudar mais e prestar atenção nas aulas. Claro que as regras são importantes para o bom funcionamento das coisas, mas faça isso no segundo ou no terceiro dia.
    No primeiro dia de aula você deve conquistar o aluno. O aluno deverá comprar a sua pessoa, o seu jeito, o seu trabalho. Distribua balas ou pirulitos com uma frase de efeito. Faça cada aluno ler a sua mensagem. Conte histórias e parábolas reflexivas. Venda a sua motivação pelo seu trabalho, pois se eles comprarem sua pessoa, será mais fácil comprar sua matéria. Parece ridículo, mas não é. FUNCIONA.
    Depois venda uma causa, um sonho para os seus alunos. Penso que todo professor antes de qualquer coisa deverá dedicar bons minutos para fazer seus alunos a pensarem por que irão estudar. Em função de que? Qual o seu projeto de vida? Qual é o seu sonho? Faça-os escreverem num papel e lhe entregarem. Você só poderá ajudar pessoas que querem alguma coisa. Faça-os sonharem. Desperte-lhes uma meta, um objetivo. Dê exemplos, sugestões. Uma missão, uma profissão, uma contribuição para a sociedade. Faça-os olharem para o futuro, para o fim do ano, para daqui cinco, dez ou vinte anos E NÃO SÓ PARA AS NOTAS. Imaginem-se daqui dez anos. Um bom professor é um vendedor de sonhos, é um motivador. Dos sonhos vem à vontade, vem à energia para poder estudar, fazer os temas. Estudar exige esforço e esforço exige energia e energia vem dos sonhos. Depois tudo você irá relacionar aos sonhos. Eles não devem fazer as coisas por que a escola é chata e os professores querem. Por que os pais os obrigam a estudarem. Eles devem fazer as coisas porque eles têem sonhos para realizar, uma missão para cumprir, uma contribuição para dar para o mundo. Faça-os pensarem numa carreira e o quanto esse estudo irá lhes ajudar. Ligar o estudo aos sonhos, a construção de uma carreira promissora.
    Venda a auto-estima. Faça-os acreditarem em si mesmos e na capacidade que cada um tem de realizar os seus sonhos. Fale dos talentos, dos dons, e das inteligências múltiplas. Todos são bons em alguma coisa. Ninguém é burro. Todos têm capacidades de desenvolver a inteligência, ou seja, de se tornarem melhores, pessoas melhores. Conte histórias e ilustre com exemplos e fatos.
    E por fim venda a sua matéria. Por que é bom estudar a sua matéria? No que irá contribuir com a vida deles e com a construção dos seus sonhos. Pensando bem, há uma relação em tudo isso. Faça essa ligação e mostre o sentido dos seus conteúdos. Muitos professores vendem sempre o pior da matéria. Falam das provas, das notas, falam de reprovação, das dificuldades etc. Outros até falam mal dos seus antigos alunos para o novo professor como se isso fosse ajudar em alguma coisa. Muitos alunos criam certas barreiras com certas matérias devido ao professor que se vendeu mal e porque não lhe venderam o valor e o sentido da matéria.
    Penso que fazendo assim o professor irá criar boas condições para que as coisas aconteçam na sala de aula. Você irá despertar energia que fará o seu trabalho e suas aulas interessantes.
    Encante-se com sua escola, ou a escola lhe desencantará. E aí é o fim. Cumprir tabela, dar a matéria não apaixona ninguém. Pense nisso querido professor e faça do seu primeiro dia de aula, um dia marcante na vida dos seus alunos.
    Bom trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s