Estudo de Geometria

No decorrer do Ensino Fundamental, a criança desenvolve sua percepção em relação às formas do mundo. No primeiro ano ela é chamada a ver as retas e as curvas encontradas ao seu redor. Retas e curvas compõem todas as formas e as letras foram feitas a partir das formas.
A letra B
Círculos são desenhados com frequência originados na periferia.
Mas no 6o ano Waldorf o aluno recebe o compasso. O professor de classe solicita então que se façam círculos a partir do centro da folha, desenvolvendo-se trabalhos cada vez mais elaborados com base nesse primeiro círculo. O video abaixo mostra várias imagens obtidas no estudo de Geometria no 6o ano Waldorf.

http://www.youtube.com/watch?v=wBu_4iq5bXs

3 respostas para Estudo de Geometria

  1. Karla Neves disse:

    “Logo após meu ingresso na escola de Neudörfl, eu descobri em seu quarto um livro de Geometria (de Franz Mocnik). Minhas relações com esse professor eram tão boas que eu pude ter por algum tempo o livro à minha disposição, sem maiores problemas. Debrucei-me sobre ele com entusiasmo. Durante semanas minha alma ficou totalmente preenchida pela congruência, pela semelhança de triângulos, quadrângulos, polígonos; eu quebrava minha cabeça indagando onde realmente as paralelas se encontravam; o teorema de Pitágoras me encantava.
    O fato de se poder presenciar animicamente o desenvolvimento de formas a serem observadas de maneira puramente interior, sem impressões dos sentidos externos, proporcionou-me imensa satisfação. Nisto eu encontrei consolo para a disposição anímica que me resultara das questões não respondidas. Poder compreender algo puramente no espírito trazia-me uma felicidade interior. Sei que na Geometria eu conheci a felicidade pela primeira vez.
    É em minha relação com a Geometria que devo ver o primeiro germinar de uma concepção que paulatinamente se desenvolveu em mim. Ela já existia em mim de maneira mais ou menos inconsciente durante a infância, e em torno dos vinte anos de idade assumiu uma forma definida, plenamente consciente.”
    “Meu caminho de vida” – Rudolf Steiner

  2. HELDER HOTH DOS REIS disse:

    Gostaria de receber uma revista moara sobre o estudo da geometria, sou pedagogo e trabalho com os mesus filhos me baseando na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s